Como Descobrir o Tráfego do Site

O tráfego de um site é o número de pessoas que visitam o site ao mesmo tempo. O tráfego geralmente é medido em “sessões”. Uma sessão envolverá a visualização de uma ou várias páginas do usuário em um determinado período de tempo, e alguns visitantes podem retornar ao seu site para várias sessões antes de ir em frente e comprar um produto ou perguntar sobre um serviço.

Qualquer que seja o setor em que você atue, seja varejo, contabilidade, construção ou algo totalmente diferente, o site da sua empresa provavelmente desempenha um papel significativo na sua estratégia de marketing digital. De acordo com o Office for National Statistics, 89% dos adultos na Grã-Bretanha usaram a Internet pelo menos uma vez por semana em 2018. Quase todas as pessoas de 16 a 24 (95%) e 25 a 34 anos (96%) compram regularmente online, enquanto o número de “surfistas prateados” – maiores de 65 anos – que compram pela internet, aumentou de 16% em 2008 para 48% em 2018.

As pessoas usam a internet em todas as etapas do percurso de um comprador, desde a fase de Conscientização, onde a intenção é reunir pesquisas, até a fase de decisão, em que o consumidor está avaliando os preços e perto de fazer a compra. Mesmo que você não venda produtos ou serviços online, o seu site é uma ferramenta importante para aumentar o conhecimento da marca, estabelecer as suas credenciais e movimentar as pessoas no funil de vendas, mesmo que a venda ocorra em uma loja, em uma reunião em um restaurante chique ou no seu escritório.

Avaliar o desempenho dos sites dos concorrentes é uma arma vital no seu arsenal, que ajuda você a desenvolver ideias para melhorar o seu site. Quer o objetivo do seu site seja gerar vendas ou leads diretamente ou melhorar o reconhecimento da marca, é crucial entender onde o público-alvo passa o seu tempo online e o que o motiva a realizar uma conversão. Ao comparar o seu site com os seus concorrentes, os proprietários de negócios podem obter informações valiosas sobre a sua posição no mercado e identificar oportunidades potenciais de desenvolvimento e crescimento.

A análise da concorrência deve fazer parte da sua estratégia de marketing contínua. Use-a para garantir que o desempenho do seu site esteja de acordo com os padrões do setor e identifique áreas onde você pode superar os concorrentes. Suas páginas principais têm uma taxa de rejeição mais alta do que a média de sites semelhantes? Tente alterar ou reposicionar suas Calls to Action (CTAs). Os concorrentes estão produzindo conteúdo de baixa qualidade e pouco frequente? Faça do seu blog o guia de referência para os consumidores que buscam ajuda e liderança inovadora no setor. Monitorar a quantidade de tráfego que os sites dos seus concorrentes obtêm é essencial para o sucesso do seu site.